Direção

Direção Defensiva

Tenha Acesso a uma cartilha de Direção Defensiva em PDF (Clique Aqui com o botão direito e Clique em Salvar Como... para Armazenar no Seu Computador)

· A segurança no trânsito deve ser um item de série de todos os motoristas. Nossos carros e legislação já estão se adequando a uma nova realidade.

· O uso do cinto de segurança é obrigatório por lei e, desde sua regulamentação, mostrou como resultado a diminuição dos casos de morte nos acidentes de trânsito. As industriais oferecem air bags e barras de proteção lateral. Freios ABS garantem uma frenagem sem bloqueio das rodas. Cabe ao motorista adotar uma direção defensiva e manter o controle sobre os itens de segurança de seu carro.

· Caso o cinto de segurança apresente algum problema, como travamento ou folga, por exemplo, providencie urgentemente o conserto ou troca.

· Mantenha os pneus calibrados. Do contrário, a estabilidade fica prejudicada e a vida útil é reduzida. Da mesma forma, não ande com pneus "carecas".

· Fique atento para folgas na caixa de direção e embreagem patinando. Providencie o conserto das peças.

· Mantenha sempre distância do veículo que vai à sua frente.

· Respeite a sinalização. Leia as placas e avisos. Obedeça ao limite de velocidade.

· Não trafegue pelo acostamento, ele está destinado para veículos de socorro e resgate.

· Atenção com as luzes externas. Mantenha os faróis regulados, cheque com freqüência o funcionamento das lanternas, luz de freio, ré etc.

· Após o pôr-do-sol, acenda os faróis baixos.

· Antes de viajar, faça uma revisão no seu veículo.

· Não ceda aos apelos. Lugar de criança é no banco de trás.

 

CARRETEIROS

 Dirigir na sentado na posição correta evita o desgaste físico do motorista, situações de perigo contribui para a segurança nas estradas.
Para os carreteiros profissionais, que permanecem mais tempo na estrada do que em suas casas, dirigir é uma ação executada naturalmente, mas, mesmo com toda experiência de volante, existem aqueles que dão pouca atenção à maneira correta de sentar, de conduzir o veículo e, conseqüentemente, não percebem o quanto esta atitude pode comprometer a saúde. Uma das vantagens em adotar a posição correta ao enfrentar uma rodovia é evitar o desgaste físico e situações de perigo e também aumentar a segurança no trânsito, informa o Conselho Nacional de Trânsito – Contran- através de sua apostila de Direção defensiva e de Primeiros Socorros publicada para orientar condutores de veículos automotores.

Dirigir com os braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões; apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus; ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos; manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando também são medidas que ajudam os motoristas a manterem uma boa postura e a não colocar em risco sua saúde física enquanto dirigem. Outro cuidado é usar calçados bem fixos aos pés, para que os pedais sejam acionados rapidamente e com segurança.

Como medida de segurança é importante, segundo o Contran, segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando 9 horas e 15 minutos, para que seja possível enxergar o painel e acessar os comandos do veículo. O cinto de segurança deve se ajustar se firmemente passar sobre o peito. Nunca sobre o pescoço. O motorista deve se posicionar de modo que veja bem as informações do painel, através do qual pode verificar sempre o funcionamento de itens importantes. Estas medidas simples também contribuem para um trânsito com menos acidentes.

Comments