JESUS É DEUS

postado em 18 de fev de 2009 11:46 por Ronaldo Franco

Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, criado no mundo, recebido na glória.
1º Timóteo Cap. 3 v. 16

PENSAMENTO: O Propósito desse estudo é mostrarmos a divindade de Cristo para entendermos que Aquele que veio a este mundo como Filho de DEUS era DEUS mesmo.

Antes, vamos verificar o que significa a palavra "piedade": Nas escrituras originais em grego, vemos o significado "encarnação". Portanto, para que as coisas comecem a ficar claras, Vemos novamente: Grande é o mistério da ENCARNAÇÃO.
Mas DEUS é maravilhoso, perfeito e coerente. Não quer que seus filhos tenham dúvidas sobre quem ele é, ou sobre como se manifestou em sua Palavra. DEUS é um só, que se manifestou de várias formas: como DEUS Pai, na criação, Cordeiro na reconciliação com os seus filhos, e Espírito Santo no Novo Pacto, a Dispensação da Graça, período em que o indivíduo é experimentado quanto à sua obediência a alguma revelação especial da vontade de DEUS, entre outras.

1. A Bíblia estabelece claramente que há um só DEUS.

a) Deuteronômio Cap. 6 v. 4 a 9
"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso DEUS, é o único SENHOR. Amarás, pois, o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas."

b) Marcos Cap. 12 v. 29
"Respondeu JESUS: O principal é: Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso DEUS, é o único SENHOR!"

c) Deuteronômio Cap. 32 v. 39
"Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum DEUS além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão."

d) João Cap. 5 v. 44
"Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do DEUS único?"

2. Todos os nomes de DEUS foram reunidos em CRISTO.

a) Efésios Cap. 1 v. 9 e 10
"desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em CRISTO, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as cousas, tanto as do céu como as da terra;"

b) Colossenses Cap. 2 v. 9
"porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade,"

3. O filho de DEUS, que andou sobre a Terra, era DEUS mesmo.

a) Isaías Cap. 9 v. 6
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;"

b) João Cap. 14 v. 8 a 11
"Replicou-lhe Filipe: SENHOR, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras."

c) 2ª Coríntios Cap. 5 v. 19
"a saber, que DEUS estava em CRISTO reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação."

d) João Cap. 10 v. 30
"Eu e o Pai somos um."

e) Romanos Cap. 9 v. 5
"deles são os patriarcas, e também deles descende o CRISTO, segundo a carne, o qual é sobre todos, DEUS bendito para todo o sempre. Amém."

4. O mistério da piedade explica que Aquele que se manifestou em carne como filho, foi DEUS mesmo.

a) 1ª Timóteo 3 v. 16
"Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória."

b) João Cap. 1 v. 1 e 14
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era DEUS.
 E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."

c) Isaías Cap. 7 v. 14
"Portanto, o SENHOR mesmo vos dará um sinal; eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel."

d) Mateus Cap. 1 v.23 
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, Que traduzido é: DEUS conosco.”

e) João Cap. 8 v.58
"Respondeu-lhes JESUS: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU."

5. Paulo orou para que a igreja entendesse o mistério de DEUS Pai e CISTO, que eram um.

a) Colossenses Cap. 2 v. 1 a 9
"Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de DEUS, CRISTO, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em CRISTO. Ora, como recebestes CRISTO JESUS, o SENHOR, assim andai nele, nele radicados e edificados e confirmados na fé, tal qual fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade."

b) Efésios Cap. 3 v. 1 a 6
"Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de CRISTO JESUS, por amor de vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de DEUS a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente;pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de CRISTO,o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em CRISTO JESUS por meio do evangelho;"

6. A Bíblia diz que CRISTO se sentou a destra de DEUS no Céu. Destra ou mão direita significa Máxima Autoridade, no Pleno Poder de DEUS.

a) Marcos Cap. 14 v. 60 a 65
"Levantando-se o sumo sacerdote, no meio, perguntou a JESUS: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? Ele, porém, guardou silêncio e nada respondeu. Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o CRISTO, o Filho do DEUS Bendito? JESUS respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu. Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas? Ouvistes a blasfêmia: que vos parece? E todos o julgaram réu de morte. Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas."

b) Atos Cap. 5 v. 31
DEUS, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados."

c) Salmos Cap. 118 v. 15 a 18
"Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas. Não morrerei: antes, viverei e contarei as obras do SENHOR. O SENHOR me castigou severamente, mas não me entregou à morte."

7. A Bíblia, em Apocalipse, nos fala de um Trono no Céu e Alguém nele sentado.

a) Apocalipse Cap. 4 v. 2
"Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;"

b) Apocalipse Cap. 7 v. 9 a 11
"Depois destas cousas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz dizendo: Ao nosso DEUS, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante ao trono se prostraram sobre os rostos, e adoraram a DEUS,"

c) Apocalipse Cap. 22 v. 1 a 3
"Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de DEUS e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de DEUS e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,"

d) Apocalipse Cap. 3 v. 21
"Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono."

e) Colossenses Cap. 3 v. 1 a 3
"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de DEUS. Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em DEUS."

f) João Cap. 3 v. 13
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem [que está no céu]."

g) João Cap. 6 v. 62
"Que será, pois, se virdes o Filho do homem subir para o lugar onde primeiro estava?"

PALAVRA FINAL:
A Bíblia estabelece que há um só DEUS verdadeiro e em I João Cap. 5 v. 20 diz que JESUS CRISTO é o verdadeiro DEUS -> E sabemos que já o Filho de DEUS  é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho JESUS CRISTO. Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna.” Em Hebreus Cap. 13 v. 8 diz que  JESUS CRISTO  ontem e hoje é o mesmo, e será para sempre -> “JESUS CRISTO é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”  Se é, para sempre, então concluímos que JESUS CRISTO  é o DEUS Jeová feito carne.”  Agora o nome de JESUS está sobre todo o nome em Felipenses Cap. 2 V. 9 a 11-> “ Por isso, também DEUS o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;  para que ao nome de JESUS  se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,  e toda a língua confesse que JESUS CRISTO é o SENHOR, para glória de DEUS Pai.”,  e Ele é o DEUS único e soberano, como mostra em Judas v. 4 ->  “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de DEUS, e negam a DEUS, único dominador e SENHOR  nosso, JESUS CRISTO.”

Ore ao DEUS Eterno para que caia todo impedimento aos teus olhos, para que estes sejam iluminados e a revelação desta palavra possa vir ao seu coração. Em nome de Jesus. Amém.

Comments